DSC00421
IMG_2259
IMG_2230
IMG_0006
IMG_6139
IMG_2285
IMG_0099
IMG_6138
IMG_5750
IMG_5647
IMG_5799
IMG_6276

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR

NÚCLEO SANTA VIRGÍNIA

Parque Estadual é uma área delimitada, dotada de atributos naturais excepcionais objeto de preservação permanente. Os Parques Estaduais destinam-se a fins científicos, culturais, educativos e recreativos, constituindo-se bens do Estado e destinados ao uso do povo. O objetivo principal de um Parque Estadual é a preservação dos ecossistemas e da diversidade genética. 

Protegendo os remanescentes de Mata Atlântica, declarados pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, o Parque Estadual da Serra do Mar se espalha por uma área de 310 mil hectares, da divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro até o município de Itariri no sul do Estado, passando por toda a faixa litorânea e representando a maior porção contínua preservada deste ecossistema no Brasil. Para administrar tamanha área, o Parque Estadual da Serra do Mar, que integra a rede de Unidades de Conservação administradas pela Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, através do Instituto Florestal, foi dividido em núcleos administrativos dos quais se integram o Núcleo Santa Virgínia, Cunha, Picinguaba, São Sebastião e Caraguatatuba. 

É no Núcleo Santa Virgínia que são concentradas a maioria das operações da Cia de Rafting, que são desenvolvidas em parceria com o núcleo visando a utilização de maneira sustentada os atrativos do Parque, colaborando também com a fiscalização e educação não formal ajudando assim na preservação. O apoio a Educação Ambiental e ao Ecoturismo no Parque vem se intensificando a cada ano, a manutenção das trilhas de visitação, as pesquisas de capacidade de suporte e de carga e a melhoria de informação visual com placas indicativas para orientação dos visitantes, são alguns dos resultados de ações deste apoio desenvolvidas no Núcleo Santa Virgínia através do Projeto de Preservação da Mata Atlântica PPMA. Inserido no Programa de Cooperação Financeira Brasil-Alemanha e executado através de uma parceria da Secretária do Meio Ambiente de São Paulo e o banco alemão KFW, o PPMA tem investido recursos também na melhoria da fiscalização e proteção da Mata Atlântica através da compra de veículos, equipamentos de informática e comunicação e treinamento de pessoal técnico, além de coordenar as discussões com as comunidades locais para a elaboração de Planos de Gestão para as Unidades de Conservação abrigadas pelo Projeto. 


Mata Atlântica: Bioma brasileiro situado principalmente nas cadeias de montanhosas ao mar, mas também é encontrada em trechos no interior. A sua área estendia-se do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte. Este ecossistema vem perdendo áreas para a ocupação humana desde 1.500. As maiores áreas preservadas estão na Serra do Mar e na Serra da Mantiqueira (SP, RJ, MG, ES) são enquadradas em FLORESTAS TROPICAIS, mais de 50% de suas árvores são endêmicas (que só correm neste local), o que a transforma na floresta de maior diversidade do globo, com diversidade de fauna e flora inclusive maior que a Amazônia. Esta diversidade se deve a variedade de ambientes, ao relevo que possibilita as chuvas, o solo é rico e a reciclagem de nutrientes extremamente rápido. Recentemente a Floresta Atlântica foi declarada pela UNESCO, como reserva da biosfera. Sua idade é de 4 milhões de ano. 

Mamíferos: gambá, cutia, capivara, cateto, queixada, veado-mateiro, anta, lontra, irara, coati, mão pelada, gato-do-mato, jaquatirica, suçuarama, onça pintada e bugio. 

Aves silvestres: piriquito, coruja, gavião-pomba, papagaio-chauá, entre outras 

Vegetação: raizes e folhas, pesquisadas para curas de doenças: vegetação exuberante, destacando-se jequitibas, jatais, cedros, ipês, guapuruvi, palmeiras, quaresmeiras, manacás, e grande variedade de bromélias e orquídeas, que emprestam a Serra do Mar beleza ímpar, face a suas flores. E ainda raízes e folhas medicinais. 

Endemismo:

  • 52% Espécies árvores

  • 74% Outros vegetais

  • 30% Mamíferos

  • Borboletas, répteis e anfíbios 

    Uso da Floresta:

  • Uso da Floresta:

  • Proteção da água

  • Proteção da biodiversidade

  • Turismo Ambiental

  • Produção de madeiras e derivados através de manejo sustentado. 


     

 

São Luiz do Paraitinga - SP , Brasil
Natividade da Serra - SP - Brasil


 

Copyright © Cia. de Rafting.
1996-2019

ISO 21.101
CADASTUR 26.028025.10.0001-1